Friday 15 February 2019

Compartilhar louco como quenianos se apaixonaram por seu mercado de ações


Compartilhe louco: como os quenianos se apaixonaram por seu mercado de ações


O show mais quente no Quênia ocorre todas as manhãs do dia da semana em um auditório escuro no primeiro andar de um bloco de escritório central na capital.


Há uma corrida louca para lugares quando as portas abrem às 10.30am. Os homens de negócios afiados perseguem-se com os excitadores do táxi que usam-me downs; Mulheres com telefones celulares lustrosos espremer em ao lado de fazendeiros do campo.


Todos os olhos estão fixos na tela branca na frente. Uma enorme planilha aparece, cheia de números que mudam lentamente. Geoffrey Wachira, um cambista de 27 anos, sorri. & Quot; As minhas acções estão novamente activadas, & quot; Ele sussurra.


Quénia tem ido partes louco. O incrível desempenho da Bolsa de Valores de Nairobi (NSE) - que está ao lado do auditório público e fornece o feed de ações ao vivo - é a palestra do país. De 2002 a 2007, o índice principal de NSE aumentou 787% em termos de dólar, de acordo com Standard Poor's, a empresa de pesquisa de investimento, tornando-se um dos mercados de melhor desempenho do mundo.


Jimnah Mbaru, o presidente do NSE, disse: "Temos vários bilionários do mercado de ações [1 bilhão de xelins iguais e libras, 7,2 milhões]. Nós paramos de contar os multimilionários. & Quot;


Histórias de criação de riqueza overnight criaram um frenesi enorme para ações de pessoas que nunca investiram no mercado de ações antes. Quando KenGen, a maior companhia de eletricidade do estado, listou suas ações no ano passado, havia filas em corretoras em todo o país. A mídia local relatou como os pequenos agricultores vendiam seu gado para comprar as ações. Os bancos de repente ofereceram "empréstimos de ações" A pessoas que haviam sido consideradas indignas de crédito.


A oferta da KenGen foi mais de três vezes superada, e 70.000 pessoas foram alocadas ações. O preço quadruplicou no primeiro dia de negociação. A demanda por uma participação nas outras grandes listagens do ano passado - incluindo Eveready, o fabricante de baterias, e a Scanad, uma empresa de publicidade - também enfraqueceu a oferta. Até o final do ano, 15 bilhões de xelins de dinheiro novo tinham despejado no mercado, eo índice subiu 60%.


A Associação de Corretores de Valores do Quênia disse que o sucesso das novas listagens significou que perto de um milhão de quenianos agora possuem ações. Amish Gupta, presidente da associação, disse: "De repente temos o mercado de massa comprando ações, não apenas a elite." A maioria dos novos investidores hoje tem entre 22 e 40 anos, acrescentou. & Quot; Homens e mulheres inteligentes que procuram retornos rápidos. & Quot;


O ressurgimento do NSE começou no final da era notoriamente corrupta de Daniel arap Moi. Quando ficou claro que ele entregaria o poder pacificamente em dezembro de 2002, o índice NSE 20 de ações líderes emergiu de um mercado de baixa de nove anos. De um ponto baixo de 1.000 pontos, mais que dobrou no primeiro ano do presidente Mwai Kibaki no poder.


Uma economia sólida manteve a tendência apontando para o céu. O crescimento tem sido constante em cerca de 5% ao ano. As taxas de juros caíram e a inflação estabilizou. A cobrança de impostos quase dobrou. O xelim do Quênia se valorizou em relação ao dólar. E vastas somas de dinheiro vieram da diáspora; Não apenas para sustentar as famílias, como antes, mas também para investir, ajudando o índice NSE a estourar por 6.000 pontos pela primeira vez.


O zumbido sobre o mercado de ações é visto on-line, onde inúmeros blogs estão agora dedicados ao mercado de touro, e na própria bolsa. Enquanto os comerciantes com capas vermelhas se sentavam encurvados sobre as telas de seus computadores, Wachira emergiu da galeria pública. A sua vez tinha acabado: a procura de lugares é tão grande que um novo público é permitido em cada hora.


Quando ele e sua esposa, Patricia, uma vendedora de frutas, haviam conseguido economizar algum dinheiro, compraram um terreno. Mas seus amigos estavam fazendo retornos muito melhores jogando o mercado de ações. Então, em junho passado, eles começaram a comprar ações e até agora fizeram 50 mil xelins de lucro (+ 360 libras) - quase o dobro de seu salário mensal.


A história de Wachira é típica das atitudes cambiantes em relação ao investimento no Quênia. Historicamente, a maioria das pessoas com dinheiro sobressalente mantido sob o colchão. Os indivíduos mais ricos compraram gado, abriram uma tenda vendendo roupas ou telefones celulares, compraram um táxi minivan matatu ou, o mais popular de todos, adquiriu a propriedade.


O professor Chege Waruingi, presidente da Autoridade de Mercado de Capitais, que supervisiona o NSE, disse: "Todo o sistema de valores aqui está mudando rapidamente. As pessoas mais jovens já não sentem que têm de comprar terras para provar o seu valor. & Quot;


Waruingi disse que a bolsa ainda precisa de reformas. O NSE era ainda demasiado de um clube dos meninos velhos, disse, porque a maioria do dinheiro grande estava sendo feita ainda por alguns poucos investors well-connected. O mercado também carece de transparência e liquidez - apenas 50 empresas estão listadas. Ele está exortando o governo a vender mais de suas participações em empresas maduras para impulsionar o mercado de ações secundárias.


Aly-Khan Satchu, um queniano que trabalhou em finanças na cidade de Londres há 20 anos e acaba de publicar um livro sobre o investimento no NSE intitulado Anyone Can Be Rich, concorda que este é o caminho a seguir. Ele equipara a decisão do governo queniano de vender ativos estatais como a KenGen ea companhia telefônica Telkom, que será listada este ano, com a campanha de privatização de Margaret Thatcher no Reino Unido durante a década de 1980, quando nacionalizaram indústrias como British Telecom e British Gas. Público, ampliando dramaticamente a propriedade de ações.


"Estas novas ações estão sendo emitidas com um desconto, de modo que os investidores estão felizes", & quot; Disse o Sr. Satchu, que afirma estar fazendo mais dinheiro investindo localmente do que ele nunca fez como um City high-flyer. "E o governo está transformando investimentos deficitários em receita. É uma situação vantajosa para o país. "


Embora esteja particularmente otimista com o Quênia, acredita que as ações em grande parte do continente podem ser subvalorizadas. Todos os índices do mercado de ações da África subsaariana, monitorados pela Standard Poor's, incluindo o Zimbabwe, Gana, Botswana e Nigéria, mais do que duplicaram em dólares desde 2002 - um feito inigualável nos mercados norte-americano e britânico.


Nem todo mundo está convencido de que o boom queniano pode continuar. Rob Shaw, um analista econômico local, disse que o mercado atingiu um estágio de bolha.


Mas tente dizer isso a Simon Mwangi, 49, um comerciante informal com sapatos empoeirados, uma camisa amarela desbotada e uma boné de beisebol velha que estava na galeria pública no outro dia. Ele estava checando as 200 ações Eveready que ele comprou durante a flotação da empresa no ano passado. "Até agora, tão bom, & quot; ele disse.

No comments:

Post a Comment